Empreendedorismo Feminino
A partir de 2014, 19 de novembro será o Dia Internacional do Empreendorismo Feminino. A ONU estabeleceu essa data para estimular as mulheres a empreender, pois nós ainda somos minoria frente aos homens. Mais de 140 países vão participar do evento de lançamento. No Brasil, será em Porto Alegre.
E as artesãs, também são consideradas empreendedoras? Mas é claro que sim! Tomar as rédeas do próprio negócio, abrindo uma microempresa (mesmo que essa empresa seja apenas você) é ser empreendedora.
Também tem muito a ver com promover a inovação. Calma, inovar não é inventar uma parafernália tecnológica e ganhar milhões. Inovar de verdade é sutil e deve ser feita na produção das peças, na escolha de materiais, no processo e até em pequenas funções do cotidiano – no controle de estoque, financeiro, no marketing.
E onde ficam as artesãs nessa história de empreendedorismo? Este estudo aqui do Sebrae sobre artesanato no Brasil mostrou que 40% dos artesãos têm CNPJ, ou seja, realmente abriram uma empresa – o que não é pouca coisa.
A representação feminina aqui é grande, já que quase 8 em cada 10 pessoas que fazem artesanato no Brasil são mulheres. De todos os artesãos, 65% têm como principal fonte de renda o artesanato. Há muito potencial para mais artesãs autônomas se tornarem empreendedoras e, portanto, empresárias.
Se você é mulher, artesã e empreendedora, desejamos toda a força e determinação do mundo - e parabéns por esse dia!
por Vivian Berto
Tags: