Empreendedorismo Feminino

A partir de 2014, 19 de novembro será o Dia Internacional do Empreendorismo Feminino. A ONU estabeleceu essa data para estimular as mulheres a empreender, pois nós ainda somos minoria frente aos homens. Mais de 140 países vão participar do evento de lançamento. No Brasil, será em Porto Alegre.

E as artesãs, também são consideradas empreendedoras? Mas é claro que sim! Tomar as rédeas do próprio negócio, abrindo uma microempresa (mesmo que essa empresa seja apenas você) é ser empreendedora.

Também tem muito a ver com promover a inovação. Calma, inovar não é inventar uma parafernália tecnológica e ganhar milhões. Inovar de verdade é sutil e deve ser feita na produção das peças, na escolha de materiais, no processo e até em pequenas funções do cotidiano – no controle de estoque, financeiro, no marketing.

E onde ficam as artesãs nessa história de empreendedorismo? Este estudo aqui do Sebrae sobre artesanato no Brasil mostrou que 40% dos artesãos têm CNPJ, ou seja, realmente abriram uma empresa – o que não é pouca coisa.

A representação feminina aqui é grande, já que quase 8 em cada 10 pessoas que fazem artesanato no Brasil são mulheres. De todos os artesãos, 65% têm como principal fonte de renda o artesanato. Há muito potencial para mais artesãs autônomas se tornarem empreendedoras e, portanto, empresárias.

Se você é mulher, artesã e empreendedora, desejamos toda a força e determinação do mundo - e parabéns por esse dia!

por Vivian Berto

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Venha conhecer! 
 (19) 9 9795-5965
Rua Santo Anastácio 78 - Jardim Nova Europa - Campinas-SP
  • Facebook Clean
  • Ícone do App Instagram

© 2014-2019 by Tendere