Venha conhecer! 
 
(19) 9 9795-5965
Rua Santo Anastácio 78
Jardim Nova Europa - Campinas-SP
  • Facebook Clean
  • Ícone do App Instagram

© 2014-2019 by Tendere

A profissão da modista

April 13, 2015

 

 

 

Você sabe o que fazia uma modista?

 

A modista era uma profissional autônoma que desenhava, modelava, cortava e costurava modelos de roupas para mulheres e crianças. Seria um equivalente ao alfaiate para os homens.

 

Haviam, sim, costureiras que faziam todo esse processo, em épocas em que comprar roupas não era acessível como hoje, mas havia uma diferença fundamental entre a modista e a costureira: a primeira entendia muito de moda. Ela desenhava os modelos e dava dicas para as suas clientes se vestirem à última moda e valorizarem o que elas têm de melhor.

 

Uma boa modista

 

Para ser uma boa modista, eram necessárias habilidades incríveis nas mais distintas áreas. Ter bom gosto, ser uma boa desenhista, para os estágios iniciais de escolha da roupa pela cliente. Conhecer toda a parte técnica de construção da roupa, saber tudo sobre tecidos, e toda a complexidade da roupa feminina. Por fim, ser uma boa vendedora, agradar sempre suas clientes para que elas sempre voltem – e, é claro, conquistar novas!

 

No Rio de Janeiro, esse papel foi muito bem desempenhado pelas francesas. A imigração europeia na cidade trouxe milhares de franceses, e a reboque as francesas, que desempenharam todo tipo de profissão feminina, de costureira a parteira. As modistas francesas eram as grandes senhoras do bom gosto, atendiam damas da sociedade carioca e tiveram muita contribuição para o desenvolvimento da moda e do gosto na cidade, à época o lugar mais cosmopolita do Brasil.

 

Ainda existe modista hoje em dia?

 

A modista, hoje, se tornou uma profissão quase extinta. Atualmente é muito fácil comprar roupas na loja de departamentos mais próxima, com preço muitíssimo acessível, muitas vezes conseguido a duras penas explorando o trabalho desonestamente de alguém.

 

Na produção em escala, o estilista desenha, o modelista faz os moldes e a costureira, muitas vezes, fica no trabalho de costurar apenas uma parte pequena das peças sem mal ter consciência do produto final. Não há nada de errado em comprar roupas prontas, mas que dá saudade da profissão da modista, isso sim.

 

 

 

Observação: É em homenagem à modista de outros tempos que lançamos o curso de Modista na Rubbo. Nele você aprende todo o processo de construção da roupa e consegue fazê-lo inteiro você mesma. Que tal experimentar?

Please reload

Featured Posts

Projeto Vem Ver: aulas gratuitas de trabalhos manuais em Campinas!

March 9, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

June 16, 2015

Please reload

Archive